A Hipótese Gaia, foi elaborada por James Lovelock no final da década de 70. De acordo com essa hipótese, a Terra se comporta como um organismo vivo.
Nós já sabemos que os fatores abióticos (físicos) controlam as atividades dos seres vivos. Mas a Hipótese Gaia vai além, e sustenta que os organismos também influenciam e controlam o ambiente físico de muitas maneiras.
Assim, as comunidades de organismos também adaptam o ambiente, devolvendo à ele novos compostos e fontes de energia, e assim, desenvolvem-se em conjunto, como ecossistemas.
Além disso, a Hipótese Gaia sustenta que os microrganismos evoluíram junto com o ambiente físico, formando assim, um sistema de controle complexo, sendo esse o sistema que mantém as condições de vida na Terra favoráveis.
A espécie humana, mais do que qualquer outra espécie, influencia e modifica o ambiente em que vive. Com o propósito de satisfazer suas necessidades imediatas, a humanidade não se preocupa com as modificações a longo prazo e com isso os componentes bióticos necessários para a manutenção da nossa existência fisiológica, estão em vias de destruição, já que todo equilíbrio terrestre está sendo perturbado.
Nossas cidades são parasitas da biosfera, de onde retiramos água, alimento e combustível. Quanto mais avançamos, mais exigimos do campo circundante e com isso, maior passa a ser a probabilidade de lesarmos nosso "hospedeiro".
A Hipótese Gaia confirma a importância da preservação, esforçando-nos a reduzir a poluição de todas as maneiras, mantendo a integridade e o sistema que mantém a vida.
Gaia: na mitologia grega é a deusa da Terra.
Fonte: Odum, Eugene P. (1988) Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara.
não fazia ideia, que blog sensacional!!! Meu sonho é ser professor de biologia, eu voltei a estudar a pouco tempo sou ex dependente e vou sempre dar uma olhada no seu blog aguardando novas postagens
ResponderExcluirBiologia é mesmo apaixonante. Boa sorte na sua caminhada, desejamos que seus sonhos se realizem.
Excluir